Definir o tipo de fundação de um projeto é um processo de extrema importância. Isso porque essa é base de uma construção e qualquer problema pode prejudicar sua segurança. Sendo assim, é indispensável que um engenheiro tenha informações precisas para definir o tipo da fundação. Uma maneira eficiente de conseguir isso é por meio da Sondagem spt-t (Standard Penetration Test Torque Measurements).
A Sondagem spt-t é um método amplamente empregado pelo setor da construção civil no mundo todo, inclusive no Brasil. O método é uma maneira eficiente de investigação geotécnica que fornece informações sobre o solo, suas propriedades e resistência.
Esse tipo de sondagem é uma maneira simples de reconhecimento que consiste na medição do torque. Quando solicitada, a medição do torque é realizada no fim de cada ensaio de penetração SPT. O método é realizado com um torquímetro devidamente calibrado que verifica a medida de torque máximo e torque residual.
Por meio da Sondagem spt-t é possível obter diversas informações. Entre elas, é possível realizar a coleta semi deformada de amostras do solo de metro a metro. Depois disso, a amostra pode ser utilizada para caracterização tátil-visual em laboratório, por meio do barrilete amostrador padrão.
Com a Sondagem spt-t também é possível saber o perfil geotécnico do local investigado, a profundidade de ocorrência do lençol freático – o nível de água do subsolo – e informações sobre a consistência e resistência dos solos investigados.
Entre as diversas vantagens desse tipo de sondagem, as maiores são:
Ligue para (11) 94730-1936 ou clique aqui para entrar em contato por email.