O primeiro passo para quem está dando início a algum tipo de obra é avaliar as condições do terreno onde será executada a empreitada. Tal ação é classificada como sondagem do solo para fundação e é primordial que o projeto seja executado de forma correta.
Existem diversas empresas atuando no mercado de sondagem do solo para fundação, porém, escolher a prestadora de serviços mais adequada para cada necessidade é uma tarefa que requer o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
Antes mesmo de começar a desenhar o projeto, um engenheiro que trabalhe dentro das normas requisitadas sobre sondagem do solo para fundação, com a finalidade de conhecer o terreno, isso porque cada terreno possui um tipo de solo diferente que suporta fundações específicas em resistência e dimensões.
Construções projetadas para solos lodosos não podem ser executadas da mesma maneira em solos rochosos e vice e versa. Assim como um edifício que necessite de fundações muito profundas não pode ser construído em local onde o lençol freático se encontra muito próximo à superfície.
Quando a sondagem do solo para fundação não é feita previamente possivelmente acarretará em grandes prejuízos e atrasos no prazo estipulado para início e término da obra.
Entre as variedades de técnicas existentes encontra-se a sondagem a trado, na qual uma ferramenta em forma espiral ou helicoidal será introduzida no solo de forma manual ou automática com a finalidade de definir o nível da água e a identificação dos horizontes do terreno através de amostras irregulares.
A sondagem a percussão por sua vez é utilizada para obter amostras por camadas do solo através de uma estaca tubular com a finalidade de conseguir índices de resistência à penetração. Este método de sondagem do solo para fundação está entre os mais efetuados no mercado.
E por fim, a sondagem por torque, onde um aparelho chamado torquimetro é acoplado à mesma estaca tubular do processo de sondagem a percussão enquanto ela está no solo. O torquimetro será usado para medir a força necessária para girar a estaca, o resultado é chamado de resistência lateral.
Ligue para (11) 94730-1936 ou clique aqui para entrar em contato por email.