SONDAGEM GEOTÉCNICA SPT

 

A sondagem geotécnica spt é um método de sondagem de solo também conhecido como sondagem SPT(Standard Penetration Test). A averiguação geotécnica spt é o método mais utilizado para verificação da composição do solo.

 

 

A UTILIZAÇÃO DA SONDAGEM GEOTÉCNICA SPT

 

A sondagem geotécnica spt é o procedimento de análise de solo de maior utilização dentro do Brasil. Ele determina as diferentes camadas de subsolo, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade de solos argilosos ou arenosos, assim como determina as linhas de ruptura que possam ocorrer na subsuperfície.

O objetivo da desse tipo de sondagem é o fornecimento de dados para o correto dimensionamento da estrutura do projeto de fundação de obras de construção civil.

O primeiro equipamento de sondagem geotecnica spt foi fabricado em 1938, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), baseado nas especificações e projeto americanos. Após estudos estatísticos, foi validado o padrão das sondagens a percussão com lavagem e utilização do amostrador de modelo do IPT. Em 1948, a sondagem geotécnica spt foi reconhecida internacionalmente pela sigla SPT, que significa Standard Penetration Test.

O processo de sondagem geotécnica spt apresenta vantagens, como baixo custo, facilidade de execução e um pequeno conjunto de equipamentos, o que torna o ensaio de fácil transporte e instalação rápida.

O processo da sondagem geotécnica spt é um ensaio normatizado pela ABNT e constitui-se basicamente pela cravação do amostrador padrão no terreno, por meio de golpes de martelo, para medir a resistência do solo. A cada metro de profundidade, obtém-se uma medida de resistência.

O processo de sondagem geotécnica spt é um investimento que influi diretamente nas etapas posteriores, referentes a construção civil e arquitetura, que diminuirá o valor total do empreendimento, gerando economia ao consumidor final.

 

 

Para saber mais sobre

 

Ligue para (11) 94730-1936 ou clique aqui para entrar em contato por email