Em um projeto é necessário que o engenheiro responsável coloque em prática algumas decisões e que a execução delas sejam assertivas, eficientes, seguras e também econômicas. Há muitas maneiras de isso acontecer e uma delas é por meio da sondagem de solo.
Por meio desses dados da sondagem de solo, o profissional poderá decidir o tipo de fundação que o projeto terá, bem como sua dimensão e cota de apoio. Assim, é certo que a fundação será realizada com segurança, e quando isso ocorre dificilmente haverá problemas no futuro.
Isso porque com a sondagem de solo há como obter informações como coleta de amostras do solo que podem passar por caracterização tátil-visual em um laboratório. Ainda é possível saber a profundidade do lençol freático – o nível d’água do subsolo – e a definição do perfil geotécnico do local.
No serviço de sondagem de solo há dois métodos que são amplamente empregados e visam determinar a resistência do solo. O serviço é realizado por meio do Standard Penetration Test (SPT). Ele define o número de golpes necessários para a cravação dos últimos 30 centímetros do barrilete amostrador por um peso de 65 kg, solto a uma altura de 75 centímetros em queda livre.
A sondagem de solo também poderá ser realizada com a aplicação do método Standard Penetration Test Torque Measurements (SPT-T), que proporciona uma investigação geotécnica e emprega a medição do torque em sondagens de simples reconhecimento. Normalmente, o SPT-T é realizado no término de cada ensaio de penetração SPT. A verificação é feita com um torquímetro devidamente calibrado que determina a medida de torque máximo e torque residual.
Contar com uma empresa de confiança é indispensável ao realizar o serviço de sondagem. A AGB Sondagens é uma prestadora de serviços que fornece sondagem de solo com precisão, segurança, gestão de qualidade e capacitação humana.
Ligue para (11) 94730-1936 ou clique aqui para entrar em contato por email.