Sempre que se inicia uma obra, seja ela uma residência, um edifício, ou mesmo uma obra de infraestrutura de utilidade pública como redes de saneamento de esgoto se faz necessário conhecer o terreno onde a obra será executada.
Isso é obrigatório para a segurança dos colaboradores e para a segurança do investimento que está sendo feito no empreendimento, uma vez que existem alguns tipos de edificações que não podem ser construídas em determinados tipos de solo.
O ideal é que o projeto seja desenvolvido à partir do tipo de solo dado no local, caso o contrário a projeto pode acabar tendo que passar por alterações para adaptá-lo. Isso pode ser evitado fazendo uma análise de solo previamente, entre várias técnicas encontra-se a sondagem a trado.
A sondagem a trado trata-se de uma geotécnica que utiliza uma ferramenta constituída por lâminas cortantes em formato espiral, helicoidal ou convexas que é nomeada como trado.
Se faz necessário cavar uma canaleta para escoar um possível afloramento de água junto à um furo que será feito para a ferramenta ser introduzida antes do início da sondagem a trado. A sondagem deverá ser iniciada com o trado concha até onde é estabelecido nas normas ABNT.
No momento em que o trado concha encontrar muita resistência a ferramenta é trocada pelo formato helicoidal que dará sequência à sondagem a trado. Caso se faça necessário no caso de materiais duros e solos rochosos a fiscalização pode requerer o uso de água para auxiliar o trabalho.
Vale lembrar que este tipo de análise por sondagem a trado pode ser efetuada com ferramentas de uso manual ou de forma automatizada, onde são usados equipamentos que executam o trabalho de forma mais precisa e eficiente.
Neste tipo de sondagem a trado onde o material coletado será de amostras deformadas pode-se determinar o nível da água e identificar os horizontes do terreno.
A quantidades de furos que são necessários estão diretamente relacionados com o tamanho do projeto e a soma de todas as informações resultará no tipo de solo que será erguida a construção.
Ligue para (11) 94730-1936 ou clique aqui para entrar em contato por email.