A instalação de poços de monitoramento é um requisito de segurança para projetos que têm como objetivo a construção de empreendimentos comerciais ou industriais onde há riscos de contaminação de águas do aquíferos livres. Alguns exemplos são os lixões, aterros industriais ou sanitários.
Esse é um requisito necessário, pois com a instalação de poços de monitoramento é possível obter diversas informações como medição dos níveis de água e coletas de amostras representativas do solo para descrição litológica – tipo de rocha e análise dos contaminantes.
Além disso, a instalação de poços de monitoramento é necessária para reconhecer a distribuição dos estratos geológicos em uma superfície. Também é ideal para realizar ensaios de caracterização hidráulica, coleta de amostras da água subterrânea sem turbidez para análises químicas e características e condicionantes hidrogeológicas dos meios saturados e não saturados.
Por fim, é possível dizer que a instalação de poços de monitoramento é uma maneira de garantir a qualidade do local, já que proporciona o monitoramento permanente das condicionantes hidrogeológicas e hidrogeoqui?micas dos locais.
Para realizar a instalação de poços de monitoramento é necessário contratar uma empresa especializada porque o serviço deve seguir a NBR 13895 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estipula critérios de segurança.
Entre os critérios estipulados estão as definições para perfuração do poço. De acordo com a norma, o diâmetro deve ser no mínimo de 200mm e o emprego de fluídos de perfuração deve ser evitado. Caso seja necessária sua utilização, os fluídos não podem interferir na qualidade da água.
Também existem critérios que estipulam os componentes para a instalação do poço. Segundo a ABNT o poço deve ter revestimento interno, filtros, pré-filtros, caixa de proteção, proteção sanitária, tampão, selo, guias centralizadoras e preenchimento.
Ligue para (11) 94730-1936 ou clique aqui para entrar em contato por email.